Média do arroz em outubro tem forte retração anual
O preço do arroz em casca segue em trajetória de queda no mercado brasileiro. De acordo com dados do Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros, pagamento à vista), a média de outubro foi de R$ 58,00 por saca de 50 kg, o que representa recuo de 6,2% em relação a setembro e queda de 51,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Em termos nominais, o acumulado de 2025 aponta uma desvalorização de 43,2%, refletindo um cenário de preços significativamente mais baixos para os produtores do cereal no Rio Grande do Sul — principal estado produtor do país.
Setor industrial reduz ritmo de compras e adota postura cautelosa
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o mercado segue marcado pela cautela, diante das incertezas quanto às medidas anunciadas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Indústrias consultadas pelo Cepea relataram uma forte redução no volume de vendas entre setembro e outubro, o que também resultou em menor interesse na compra de matéria-prima.
Diante desse cenário, as empresas adotaram uma estratégia de reposição pontual de estoques, comprando apenas o necessário para atender à demanda imediata, sem ampliar os volumes de aquisição.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio



























