A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu nesta quinta-feira (25/06) o 1º Encontro da Mulher Rural, uma iniciativa inédita voltada à valorização das mulheres que impulsionam a agricultura familiar e contribuem diariamente para o desenvolvimento econômico e social do município. O evento reuniu produtoras rurais de diversas comunidades em uma programação especialmente preparada para promover conhecimento, integração, reconhecimento e momentos de lazer.
A programação teve início com um café da manhã de acolhimento às participantes. Em seguida, foi realizada a abertura oficial, que contou com a presença da prefeita Andréia Wagner; da secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andréia Caroline Domingues Fujioka; da gestora territorial da Empaer Região Sul, Raquel Mattos Cazonato; do presidente da Câmara Municipal, Sidney Soares; vereadores; secretários municipais e demais autoridades.

Ao longo do dia, as participantes acompanharam uma palestra sobre Saúde da Mulher, ministrada pela enfermeira Nathieli Araújo, reforçando a importância do autocuidado e da prevenção. Após as atividades da manhã, foi servido almoço às participantes.
A programação também contou com uma apresentação teatral preparada pelas mulheres que integram o Núcleo de Mulheres Nobuko, do Assentamento Renascer, emocionando o público ao retratar, de forma leve e sensível, o cotidiano e a força da mulher do campo.
Um dos momentos mais aguardados foi o concurso Miss Rural, que celebrou a beleza, a autoestima e o protagonismo feminino. A vencedora foi Jucilene de Souza, representante do Assentamento Renascer. Além do título, ela também foi contemplada com o maior prêmio dos sorteios realizados durante o evento: uma televisão de 60 polegadas.

Para o secretário municipal de Agricultura, Pedro Nepomuceno (Pedrinho), o encontro representa um importante reconhecimento às mulheres que desempenham papel fundamental na produção rural e no fortalecimento da agricultura familiar no município.
Segundo o secretário, o evento foi planejado para proporcionar um momento de troca de experiências, aprendizado, valorização e convivência entre as produtoras rurais. Ele destacou ainda que a programação foi preparada com carinho para oferecer um dia especial às participantes e agradeceu o apoio da Prefeitura de Jaciara, da Câmara Municipal, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, Assembléia Legislativa de Mato Grosso e de todos os parceiros que contribuíram para a realização da iniciativa. Pedrinho também afirmou que este é apenas o primeiro de muitos encontros e reafirmou o compromisso da Secretaria Municipal de Agricultura em continuar investindo em ações voltadas ao fortalecimento e à valorização das mulheres do campo.

Representando as produtoras rurais, Telma Figueiredo, do Assentamento Plano Piloto, ressaltou a importância da iniciativa para reconhecer o trabalho desenvolvido diariamente pelas mulheres na agricultura familiar.
Ela destacou que o encontro representa um momento histórico para Jaciara e valorizou o esforço das mulheres que conciliam a produção rural com os desafios da vida familiar. Também agradeceu à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Agricultura e a todos os parceiros que tornaram possível a realização do evento, demonstrando confiança de que a iniciativa passará a fazer parte do calendário do município.
A prefeita Andréia Wagner destacou que o fortalecimento da agricultura familiar passa, necessariamente, pela valorização das mulheres que estão à frente da produção rural.
“Este primeiro Encontro da Mulher Rural demonstra o crescimento e a força das mulheres na agricultura familiar. Nosso compromisso é continuar apoiando as produtoras por meio de políticas públicas, investimentos e parcerias que garantam melhores condições de trabalho, aumento da produção, geração de renda e qualidade de vida para quem vive e produz no campo”, afirmou.

A realização do encontro contou com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), da Empaer, da Câmara Municipal de Jaciara e demais parceiros, consolidando uma ampla união de esforços em prol da agricultura familiar e do fortalecimento das mulheres rurais.
Com o sucesso da primeira edição, o 1º Encontro da Mulher Rural passa a integrar o conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Jaciara para incentivar a agricultura familiar, promover inclusão, ampliar oportunidades e reconhecer o papel essencial das mulheres no desenvolvimento do município.
Fonte: Prefeitura de Jaciara – MT
























